NG7 - DR4

NG 7 - Saberes Fundamentais
DR4 – Contexto Macroestrutural


Leis e Modelos Científicos

- Constituição do Universo
- Expansão do capitalismo industrial
- Desenvolvimento do Racionalismo
- Desenvolvimento da Ciência


Constituição do universo

O Universo é o conjunto de todos os astros existentes: planetas, estrelas, galáxias, nebulosas e restantes corpos conhecidos.

Tudo o que se vê no céu está a uma grande distância da terra. Até mesmo a luz emitida por estrelas demora muito tempo a chegar até aos nossos olhos (apesar da velocidade da luz ser grande). Por isso, quando olhamos para uma estrela não estamos a ver como ela é, mas sim como foi há algum tempo atrás.


Expansão do capitalismo industrial

A expansão do capitalismo industrial produziu alterações significativas a nível das empresas. A utilização intensa de máquinas, motores e modernos meios de produção exige capitais avultados, que não estão ao alcance de uma só pessoa. Daí que as empresas individuais ou familiares tenham recorrido a sociedades que reúnem capitais de várias pessoas.

Desenvolvimento do racionalismo

O desenvolvimento do método matemático, considerado como instrumento puramente teórico e dedutivo, que prescinde de dados empíricos, a sua aplicação às ciências físicas, conduziram a uma crescente fé na capacidade do intelecto humano para isolar a essência do real e ao surgimento de uma série de sistemas metafísicos fundados na convicção de que a razão constitui o instrumento fundamental para a compreensão do mundo.


Desenvolvimento da Ciência

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia proporcionou o surgimento das sociedades industriais modernas, caracterizada pela expectativa crescente de que estará disponível a todos.
Possibilitou o aumento da produção de alimentos e a melhora dos sistemas de saúde, o que levou a altas taxas de crescimento populacional, principalmente nos países em desenvolvimento.