NG6 - DR2

DR 2 - Contexto profissional

Equipamentos – impactos culturais e comunicativos

O impacto de novas tecnologias no nosso quotidiano já não é novo. As mudanças que têm provocado na indústria, na saúde, na educação e em alguns dos casos até no comportamento das pessoas, são bastantes notáveis.
Muitas das pessoas acreditam que estamos a viver uma nova onda de tecnologia, que juntas, irão determinar uma forma de viver diferente, de trabalhar e de interagir na sociedade.
A escolha de diferentes aparelhos electrónicos, com diferentes funcionalidades é notável. Já existem aparelhos que determinam a localização de uma pessoa e que são úteis para várias aplicações.
Os pais poderão sentir-se mais seguros ao saber onde estão os seus filhos, as empresas podem localizar a sua frota bem como os seus funcionários.
Governos e empresas implantam sistemas de segurança que monitorizam suas propriedades e locais públicos. Criminosos podem ser muito mais facilmente detectados e identificados através das câmaras e sensores. Portagens e impostos podem ser arrecadados identificando as placas dos carros quando passam por pontos de controlo. A integração, ainda que parcial, de sistemas públicos e privados, deve prover muito mais segurança e controle aos cidadãos.