NG4 - DR3

DR3 – Políticas Públicas

Identificar e avaliar políticas públicas de acolhimento face à diversidade de identidades

•Sou capaz de identificar a diversidade de políticas públicas na sociedade.
•Sou capaz de relacionar direitos políticos e associativos.
•Sou capaz de me situar face à inclusão da população migrante

Se se analisar com algum rigor a história de Portugal, somos confrontados desde o primeiro instante com a realidade da emigração. Depois da reconquista aos mouros e do estabelecimento físico das fronteiras, os portugueses lançaram-se na expansão ultramarina. Pois o homem é um ser migratório por natureza, que ao contrário de uma árvore dificilmente cria raízes e se mantém sempre no mesmo território.
Portugal, um país da emigração por excelência, inverte esta tendência a partir da última década do séc. XX, pois começa a ser um país receptor de imigrantes, primeiro das ex-colónias e, depois, dos países do Leste Europeu.
Infelizmente a imigração está associada ao preconceito, à discriminação e à xenofobia. Tão injustificável e deplorável, se se atende ao passado histórico do nosso país e ao contributo que os mesmos têm dado ao desenvolvimento económico português.
E o que tem feito o nosso Estado para o acolhimento de imigrantes? Serão estas medidas suficientes e atractivas para a sua fixação?