NG4 - DR1

DR1 - Códigos Institucionais e Comunitários


Reconhecer princípios de conduta baseados em códigos de lealdade institucional e comunitária

•Sou capaz de demonstrar empatia e solidariedade face ao outro.
•Sou capaz de interpretar códigos deontológicos.
•Sou capaz de relatar princípios de conduta e emito opinião fundamentada.
Um dos maiores actos de cidadania reside na capacidade de reconhecer princípios de conduta baseados em códigos de lealdade institucional e comunitária.
Cada um de nós, tem a liberdade de traçar o seu próprio código de conduta ético em relação às suas amizades. Quando definimos que queremos que alguém seja nosso amigo, é porque inevitavelmente reconhecemos no outro um conjunto de qualidades, que podem passar pelo respeito, solidariedade, honestidade… E porque identificamos que ele tem os valores que nós consideramos ética e moralmente adequados e que vão de encontro ao nosso código deontológico.
Todos os cidadãos, enquanto seres pertencentes a uma cultura, devem ser capazes de reconhecer princípios de conduta essenciais à vida em comunidade. De outra forma, seria impossível a vida em sociedade. Mesmo não tendo conhecimento da Constituição da República Portuguesa ou da Constituição Europeia, qualquer cidadão português ou europeu reconhece que existe um conjunto de princípios de conduta aos quais está necessariamente obrigado, de entre os quais podemos salientar o princípio da liberdade de pensamento, de expressão, política ou religiosa.
De igual modo, dentro da sociedade, existe um conjunto de profissões e instituições com as quais cada cidadão se relaciona ou das quais faz parte e que estão igualmente traçadas por princípios básicos de conduta. Dentro das instituições poder-se-iam destacar: os escuteiros e os bombeiros, e, dentro das profissões: os professores, médicos e advogados...