NG5 - DR2 / DR3

DR2 Deontologia e Normas Profissionais / DR3 Códigos de Conduta Institucional

Identifico deontologia e normas profissionais.
Reconheço valores de referência em organizações distintas.
Actuo criticamente sobre práticas/posturas sociais articulando responsabilidade pessoal e profissional.
Contribuo para a construção de um código de conduta ético.
Exploro posturas valorativas em contexto organizacional.
Identifico valores necessários para o desenvolvimento institucional


Enquanto técnicos de informática temos esperança de um dia abraçarmos esta profissão e sabemos que eticamente existe um conjunto de princípios que teremos de seguir e que fazem parte da deontologia desta profissão. Imaginamo-nos a cumprir religiosamente os nossos horários de trabalho, a tratar com zelo todo o material informático com que trabalhamos no nosso quotidiano e sobretudo tratando da melhor forma possível os nossos clientes, respeitando-os e mantendo sempre o sigilo profissional.
Temos consciência que cada vez mais as diversas instituições singram no mercado português, europeu e mundial porque obedecem de forma exemplar a um código de conduta ético meticulosamente pensado e concebido por forma a proteger os seus trabalhadores, clientes e como forma de todos se sentirem parte integrante dessa mesma instituição, o que passa obrigatoriamente pelo respeito e cumprimento de todas as normas por ele definidas.
Todos nós deveremos, quer no âmbito de vida pessoal, quer na vida profissional buscar a ética e a moral no desempenho das nossas funções.

Ética e moral são duas disciplinas distintas, ainda que complementares. Pois, se a primeira busca os princípios da moralidade, isto é, aquilo que permite distinguir entre acções boas ou más; a segunda, tendo como base estes princípios, busca construir um conjunto de normas às quais ninguém se pode arbitraria ou livremente furtar.
Deste modo, se é verdade que existe uma relação de dependência entre as disciplinas da deontologia e da ética, com preponderância da segunda relativamente à primeira, já que esta última disciplina determina os princípios pelos quais aquela deve se reger; não deixa de ser igualmente verdade que a deontologia reveste-se de um carácter eminentemente pragmático, porquanto permite não só fixar as normas profissionais que devem reger cada trabalhador assim como afastar a subjectividade inerente ao critério ético.



No mundo actual dos negócios reveste-se de particular relevância a ética pessoal e profissional de todos quantos colaboram numa empresa, ou num grupo empresarial, respeitando, mediante uma adequada conduta, a deontologia do sector em que operam, e regendo a sua conduta por princípios que respeitem os valores que permitam uma correcta actuação da empresa na sociedade em que está inserida.
As empresas em geral devem pois operar com políticas e procedimentos consistentes com os valores e os padrões de conduta que defendem e que determinam a sua orientação estratégica e o seu comportamento no mundo dos negócios.

Esse padrão de conduta deve ser claramente definido, devidamente divulgado, integralmente entendido e convictamente seguido por todos os Colaboradores da empresa, entre estes se incluindo os membros do Conselho de Administração e restantes Órgãos Sociais, assim como todos os quadros superiores da empresa.
Para alcançar este objectivo, uma compilação dos princípios e das regras a seguir continuadamente – quer internamente, quer no relacionamento com terceiros – é um instrumento básico.